sábado, 17 de dezembro de 2011

Mutirão contra a dengue em São João da Barra neste sábado

Funcionários de todos os setores da administração municipal de Quissamã e da empresa União Norte Fluminense, responsável pela limpeza pública no município, integrantes do Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários estarão se unindo para um mutirão contra a dengue, confirmado para este sábado (17/12), em São João da Barra. 

A expectativa é que 700 pessoas estejam envolvidas no evento, que terá início às 8h, com concentração no Ciep Municipalizado Gladys Teixeira, no centro da cidade, e tem por objetivo manter o município com índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti abaixo de 1%, como recomenda o Ministério da Saúde. 

Além de toda a sede do município, estão incluídos nessa primeira etapa os bairros Pontal, Cehab e Vila Esperança, em Atafona, e parte da comunidade de Barcelos. A segunda etapa do mutirão contra a dengue está prevista para acontecer no dia 28 de janeiro e atenderá as praias de Grussaí, Açu e Atafona. No primeiro sábado após o carnaval, será a vez de toda a área rural do Quinto Distrito e das comunidades de Degredo e Cajueiro.

“A meta é visitar oito mil imóveis neste sábado. Estaremos levando folder’s, panfletos e outros materiais de divulgação. Desta forma estaremos envolvendo e conscientizando a população sobre os métodos de prevenção, como o check list da dengue, que consiste em uma lista com os 13 criadouros do mosquito. Com ele em mãos os moradores escolherão um dia da semana para, em 10 minutos, verificar esses itens. Isso é feito uma vez por semana por ser esse o tempo do ciclo do mosquito, do óvulo à fase adulta”, explicou Vera Cardoso de Melo, coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra.

Apesar de manter índices baixos de infestação, o município recebe nesse período de festas de final de ano e de verão uma grande quantidade de visitantes, aumentando a população. “Isso faz com que nossa atenção no que diz respeito à prevenção seja redobrada”, concluiu Vera Cardoso, lembrando que no decorrer desta semana ocorreu, no auditório municipal, uma capacitação com os participantes do mutirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário