sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O debate que virou entrevista e o desrespeito com o eleitor

É muito cômodo para os partidários do governo dizer agora que o debate programado pela rádio comunitária Grussaí FM virou entrevista e perdeu a graça. Ora, foram convidados os quatro candidatos. Obviamente que a expectativa era muito maior para os dois mais bem colocados nas pesquisas, que disputam de fato o próximo mandato: Neco (PMDB) e Betinho Dauaire (PR). Mas Neco não foi. Não disse sim nem não ao convite. Murilo da Karol (PSDB) fez a mesma coisa. E Jéssica Ribeiro (PPL) oficialmente também não confirmou, mas segundo funcionários da rádio, ela chegou a confirmar a presença informalmente, pelo facebook, em conversa com um dos representantes da emissora.

Moral da história: só Betinho foi ao debate. E lógico que só ele falou. E teve todo o direito de criticar a ausência do restante, destacando muito mais a ausência de Neco, candidato governista, também por motivos óbvios. E querem saber? Eu ouvi do começo ao fim, pela internet, e achei até que a crítica à ausência dos demais candidatos foi bem menos incisiva do que poderia ser. Não participar de um debate é um desrespeito com o eleitor. A não ser que haja uma motivação muito forte, e que tenha sido previamente comunicada. O que não foi o caso.

Betinho respondeu as perguntas programadas pela rádio, que seriam feitas também aos demais, se lá estivessem, e citou os problemas que hoje o município enfrenta, apontou soluções, mostrou os potenciais de São João da Barra e apresentou seus projetos. Só não teve a oportunidade de fazer perguntas aos outros candidatos nem ser perguntado por eles. Infelizmente. Isso é péssimo para a democracia. Agora, cabe ao eleitor que ouviu concluir se gostou ou não. E mais, como ele vai interpretar a ausência dos outros candidatos. Existindo de fato o debate, seria muito melhor e muito mais claro para ajudar o eleitor indeciso a fazer sua escolha.

Em tempos de campanhas cada vez mais profissionalizadas, na era do marketing, photoshop, ghost writer e afins, os debates são mais essenciais do que nunca. É o candidato ali, sozinho, enfrentando perguntas da produção do debate, dos outros candidatos, dizendo a que veio. Por mais que tenha sido preparado por sua assessoria, no momento está só e terá todas as condições de mostrar se de fato conhece a realidade do município que quer governar, se tem convicção na hora de tentar convencer o eleitor que é a melhor opção e se tem conhecimento dos seus projetos e em que eles ajudarão o município a ser melhor e mais justo para todos.

Uma das críticas mais comuns da oposição ao candidato governista é que ele não teria independência, seus próprios projetos, capacidade para exercer o mandato, enfim, que é um político que tem dono, ou dona. A oposição está errada? Neco tem suas próprias ideias, seus próprios projetos, sabe das coisas, consegue expressá-las, destrinchá-las, colocá-las em um debate, onde irá provocar e ser provocado? Então fosse ao debate e provasse isso. Não foi, dá todo direito ao eleitor de continuar pensando que ele é o candidato, mas se vencer não estará preparado para ser o prefeito.

O bom é que ainda é julho e nem tudo está perdido. Outros debates podem ser agendados. Há outra rádio comunitária no município, a Barra FM, que pode propor, ou qualquer entidade representante da sociedade civil. Ainda é tempo de presenciarmos o que talvez seja a melhor oportunidade de conhecer o candidato como ele é, sem músicas para emocionar a plateia, sem shows mirabolantes de fogos de artifício para alegrar o circo, sem retaguarda de puxa-sacos, sem a participação de terceiros. De um lado é o candidato, confrontando e sendo confrontado pelos adversários e representantes da comunidade, do outro é o eleitor. Existe momento mais transparente e democrático que esse? Como alguém pode fugir disso?

Ah, só para lembrar: este seria o primeiro debate entre prefeitáveis da história de São João da Barra. Para uma cidade que respira política o tempo todo parece até mentira, não é? Mais um motivo para lamentar a ausência dos demais candidatos à emissora de Grussaí na manhã deste sábado.

Fonte: Entrelinhas (Julia Maria de Assis) http://fmanha.com.br/blogs/entrelinhas/2012/07/28/o-debate-que-virou-entrevista-e-o-desrespeito-com-o-eleitor/#comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário